A formação de hábitos alimentares se iniciar na infância. Aos 3 anos João tomou seu primeiro copo de refrigerante, aos 5 anos comeu seu primeiro pedaço de torta de chocolate. Com 12 anos o lanche na escola era coxinha ou pastel com uma lata refrescante da bebida mais adocicada do mundo. Seu cérebro começa a formar e fixar referência aos sabores desses produtos alimentícios e torna necessário, para o seu bem-estar psicológico, um consumo diário de uma determinada quantidade, que pode aumentar de acordo com os níveis de ansiedade, stress e horas assistindo netflix. Com 20 anos o João vai ao médico e percebe que a sua alimentação inadequada, surtiu efeitos negativos na sua saúde. Procura um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar e quer que a sua dieta seja baseada nos seus hábitos antigos.
A mudança começa a partir de uma necessidade fisiológica ou estética. Considero alimentação besteirol aquela rica em produtos industrializados, com conservantes, com gorduras transgênicas e açúcar refinado na sua composição. Esses itens estão ligados a obesidade, diabetes, câncer, cansaço excessivo, stress, depressão, alzheimer, insônia, redução da concentração, dependência de medicamentos, dor de cabeça crônica, infertilidade, etc. Olhando tudo isso, vejo que emagrecer é o menor problema do consumo de alimentos considerados "besteiras'.
Agora, é possível sim. Para começar a perder peso, inicialmente deve-se praticar atividade física, gastar mais calorias do que comer. Musculação, corrida, pedalar e andar de sk8 são algumas opções de movimentos que geram um gasto energético, fazendo com que haja menor acúmulo de tecido adiposo(gordura), principalmente na barriga. Beber 0,30ml por kg de peso corporal tem uma contribuição positiva no aumento de metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. Consumir pelo menos 51% de alimentos que vem da terra, adicionando frutas e verduras na sua alimentação, com isso terá menor vontade de comer as guloseimas do mundão.
Emagrecer pode ser mais fácil se houver o consumo de alimentos termogênicos, abaixo vou listar 5:
Gengibre
Brócolis
Couve
Acelga
Linhaça
Consumir fibras melhora o intestino, imunidade, controla os açúcares e consequentemente o processo de queima de gorduras, abaixo vou listar 5:
Banana
Goiaba
Abacate
Pão integral rico em fibras. (Evitar o fonte de fibras, é uma pegadinha.)
Mamão
JAYME ASSUNÇÃO
NUTRICIONISTA
CRN 11090
Commentaires